Você sabe qual é a diferença entre umidade relativa e umidade absoluta?


  • Felipe Millani – Consultor de Vendas da Conela Refrigeração.
  • Naomi La Rocca – Coordenadora de Marketing e Vendas da Conela Refrigeração.

Muitas pessoas têm dificuldade em compreender o conceito de umidade relativa e facilmente o confundem com o conceito de umidade absoluta. Então, vamos tentar esclarecer esta questão! Umidade absoluta é quantidade total de água presente no ar. A umidade relativa, por sua vez, é a relação entre a quantidade de água presente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima de água que poderia haver em uma determinada temperatura e pressão (ponto de saturação), portanto a umidade relativa indica o quão próximo o ar está de seu ponto de saturação, ao invés de indicar a real quantidade de vapor d’água no ar (umidade absoluta).

Umidade relativa (%) = (Umidade absoluta / Ponto de saturação) x 100

É importante ressaltar que a umidade relativa de um determinado ambiente é inversamente proporcional à temperatura. O que isso significa? É simples. Mesmo que seu barracão fique localizado em uma região considerada seca, ao climatizá-lo, na medida que a temperatura for baixando, a umidade relativa interna irá subir consideravelmente podendo impactar diretamente na qualidade do produto armazenado. No caso de sementes de milho e soja, por exemplo, pode aumentar a proliferação de fungos e microrganismos prejudicando os índices de vigor e poder germinativo.

Para eliminar esse problema, basta optar por equipamentos de climatização que contemplem um eficiente sistema de desumidificação. Os equipamentos da Conela Refrigeração podem ser programados para controlar com precisão parâmetros como temperatura e umidade relativa, atingindo os setpoints em apenas 15 dias.

Pesquise muito antes de escolher o fornecedor das suas máquinas de refrigeração, optando por tecnologias e marcas confiáveis. A Conela conta com uma equipe especializada que pode esclarecer todas as suas dúvidas, só assim você vai garantir a máxima qualidade e competitividade dos seus produtos no mercado.